Trabalhar diretamente do seu browser, poder editar um documento
onde quer que você esteja, compartilhá-lo, editá-lo são todas as maravilhas que
o Googledocs pode oferecer. O nosso queridinho e escolhido da semana 3 nos
permitiu avançar em nosso trabalho sem a necessidade de salvar-anexar-enviar. E
isso sim que é poupar tempo! Diretamente do nosso Gmail
era possível trabalhar quando as idéias surgissem. Além do
editor, a própria conta de email nos permite utilizar o Google talk, não
havendo a necessidade de utilizar um outro.
Mas,
deixando de lado os "Gs" e focando em suas funções é possível
perceber um grande potencial para interatividade/interação. Produzir
e interagir ao mesmo tempo, facilitador e otimizador
Uma
das tarefas realizadas na segunda semana, a turma do curso de tutoria teve que
construir um texto a partir da discussão aberta no fórum, utilizando os
próprios recursos do Moodle. Ao final, um texto foi elaborada com a
contribuição de todos sem utilizar qualquer outro recurso fora. Funcionou, e
super bem. Imagine se fossem exploradas outras alternativas?
A flexibilidade que essas ferramentas
dispõem para intervir são requisitos fundamentais na interatividade, desta
forma a ação pedagógica também se torna flexível. Essa alternativa no
processo de ensino-aprendizagem facilita e aprimora o processo pedagógico,
incentiva a escrita colaborativa com as orientações do tutor e suas
mediações.
No entanto, os desafios presentes podem
desencadear uma série de falhas. O uso das ferramentas exigem responsabilidade,
ética e moral, ainda mais por ser arquivos compartilhados, os quais um grupo
tem um domínio e a liberdade sobre os mesmos.
Assim, o tutor tem a missão
do uso responsável e criativo dos recursos atuais, além disso orientar o uso
sempre refletindo e intervindo com o propósito de assegurar o objetivo
acadêmico.
Referências Bibliográficas
COSTA, Júlio Resende. Ferramentas de escrita colaborativa na WEB 2.0 e mediação pedagógica por computador: construção e ressignificação do conhecimento on-line. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/20. Acesso em: 10/02/2013.
COSTA, Júlio Resende. Ferramentas de escrita colaborativa na WEB 2.0 e mediação pedagógica por computador: construção e ressignificação do conhecimento on-line. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/20. Acesso em: 10/02/2013.
DIAS, Eliane dos Reis. Googledocs: recurso para auxiliar professores na prática pedagógica. Disponível em : http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em: 10/02/2013.
Gostei do seu texto. Falamos da mesma ferramenta com diferente enfoque.Isso é muito interessante. Se der leia o meu texto.
ResponderExcluirSandra Viana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Suelen.
ResponderExcluirAdorei seu texto! Me vi presente na sua escrita, pois, participei da sua construção e adorei tê-la como colega de grupo.
Bjos, Ângela.
Oi Suellen!
ResponderExcluirGostei da sua reflexão!
O interessante é que o Gtalk também possibilita fazer chats no estilo de conferência, ou seja, mais de uma pessoa pode interagir pelo bate-papo, bastando apenas adicionar os usuários.
Gostei também quando refletiu sobre o Google docs, dizendo que "o uso das ferramentas exigem responsabilidade, ética e moral, ainda mais por ser arquivos compartilhados, os quais um grupo tem um domínio e a liberdade sobre os mesmos".
Um abraço,
Cleverson