domingo, 10 de fevereiro de 2013

Googledocs e suas façanhas



               
Trabalhar diretamente do seu browser, poder editar um documento onde quer que você esteja, compartilhá-lo, editá-lo são todas as maravilhas que o Googledocs pode oferecer. O nosso queridinho e escolhido da semana 3 nos permitiu avançar em nosso trabalho sem a necessidade de salvar-anexar-enviar. E isso sim que é poupar tempo! Diretamente do nosso Gmail era possível trabalhar quando as idéias surgissem.  Além do editor, a própria conta de email nos permite utilizar o  Google talk, não havendo a necessidade de utilizar um outro.
Mas, deixando de lado os "Gs" e focando em suas funções  é possível perceber um grande potencial para interatividade/interação. Produzir e interagir ao mesmo tempo, facilitador e otimizador
 Uma das tarefas realizadas na segunda semana, a turma do curso de tutoria teve que construir um texto a partir da discussão aberta no fórum, utilizando os próprios recursos do Moodle. Ao final, um texto foi elaborada com a contribuição de todos sem utilizar qualquer outro recurso fora. Funcionou, e super bem. Imagine se fossem exploradas outras alternativas?

         A flexibilidade que essas ferramentas dispõem para intervir são requisitos fundamentais na interatividade, desta forma a ação pedagógica também se torna flexível.  Essa alternativa no processo de ensino-aprendizagem facilita e aprimora o processo pedagógico, incentiva a escrita colaborativa com as orientações do tutor  e suas mediações.

         No entanto, os desafios presentes podem desencadear uma série de falhas. O uso das ferramentas exigem responsabilidade, ética e moral, ainda mais por ser arquivos compartilhados, os quais um grupo tem um domínio e a liberdade sobre os mesmos.

          Assim, o tutor tem a missão do uso responsável e criativo dos recursos atuais, além disso orientar o uso  sempre refletindo e intervindo com o propósito de assegurar o objetivo acadêmico.

               
               
Referências Bibliográficas

COSTA, Júlio Resende. Ferramentas de escrita colaborativa na WEB 2.0 e mediação pedagógica por computador: construção e ressignificação do conhecimento on-line.  Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/20. Acesso em: 10/02/2013.

DIAS, Eliane dos Reis. Googledocs: recurso para auxiliar professores na prática pedagógica.  Disponível em : http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em: 10/02/2013.


               
                 

4 comentários:

  1. Gostei do seu texto. Falamos da mesma ferramenta com diferente enfoque.Isso é muito interessante. Se der leia o meu texto.
    Sandra Viana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suelen.

    Adorei seu texto! Me vi presente na sua escrita, pois, participei da sua construção e adorei tê-la como colega de grupo.

    Bjos, Ângela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Suellen!

    Gostei da sua reflexão!

    O interessante é que o Gtalk também possibilita fazer chats no estilo de conferência, ou seja, mais de uma pessoa pode interagir pelo bate-papo, bastando apenas adicionar os usuários.

    Gostei também quando refletiu sobre o Google docs, dizendo que "o uso das ferramentas exigem responsabilidade, ética e moral, ainda mais por ser arquivos compartilhados, os quais um grupo tem um domínio e a liberdade sobre os mesmos".

    Um abraço,

    Cleverson

    ResponderExcluir