segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

To feed or not to feedback


Uma reflexão sobre o papel do Feedback na Ead









Pessoalmente, eu costumava odiar o termo Feedback quando estava na faculdade, não era por não saber o significado, pois eu sabia, mas sim pelos colegas que ficavam “boiando” tentando saber o que o professor queria realmente dizer – “Então, sobre seu trabalho, mais tarde te dou um Feedback” – “Sobre a sua dúvida, no final da aula eu te passo meu Feedback”. Speak Portuguese! Bem, brincadeiras a parte, sabemos que o termo é bem utilizado entre professores, mas principalmente no mundo dos negócios. De acordo com dicionário Macmillan, o termo Feedback “é um comentário sobre o quão bem ou mal alguém está fazendo algo, com a intenção de ajudá-lo(a) a fazer isto melhor”; o site Wikipedia diz que “é um processo, o qual informações do passado ou presente influenciam o mesmo fenômeno no presente ou futuro”. Comentário, processo, informação etc; então, temos o indivíduo a espera desse comentário/informação que influência bastante uma certa ação e que sem este(a) o ciclo pode ser quebrado, pois é um processo.

Mas pensando no professor-aluno-aprendizagem, qual é o papel do Feedback na Ead?

O seu papel é de extrema importância, pois este retorno (Feedback) aponta os pontos positivos/negativos, é um guia, faz melhorias, esclarece dúvidas, motiva e é um “ato de comunicação” (FLORES, 2009).

“Sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo, já que é por meio dela que as pessoas compartilham experiências, idéias e sentimentos. Ao se relacionarem como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificam a realidade onde estão inseridas.” (FLORES, 2009, apud BORDENAVE, 1982, p.36).

Além disso, o professor pode utilizar inúmeros recursos para enviar este comentário: email, audio, vídeo-audio, telefone etc. No entanto, não é tão simples quanto parece. O aluno precisa ter seu Feedback o quanto antes, mas ele também precisa entender a mensagem sem que haja duplo sentido, tornando-se um ato muito delicado.
Eu não tenho o meu aluno presente cara-a-cara comigo, ele está distante e a única forma de comunicação são os recursos citados acima; há também outro ponto importante: o fato de que nem sempre é possível enviar um audio/video Feedback ao aluno, ou ligar, então acaba o professor fazendo mais o uso do Feedback por meio de mensagens, levando-o a tomar mais cuidado ainda, pois sabemos que mensagens podem ser interpretadas de diversas formas.

Pesando nisso, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Inicie a mensagem sempre com comentários positivos; 
  • O Feedback deve ser específico, objetivo e claro, nunca envie Feedbacks vagos, pois podem confundir o aluno; 
  • Sempre revise o texto ante de enviar; 
  • Cuidado para não ser ofensivo; 
  • Descreva exatamente o que é esperado do aluno ou comportamento. 
Não só esses, como também outros cuidados podem ser tomados, todavia não podemos esquecer do sujeito que está do outro lado, esperando ansiosamente por esse retorno e quão importante é para seu desempenho acadêmico.



Referências Bibliográficas


“Feedback”, in Dicionário Macmillan da Língua Inglesa, 2013. Disponível em: http://www.macmillandictionary.com/dictionary/british/feedback. Consultado em: 24/02/2013.
_______ , in Wikipedia: the free encyclopedia. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Feedback. Consultado em: 24/02/2013.
FLORES, Angelita Marçal. O Feedback como recurso para a motivação e Avaliação da aprendizagem na educação a Distância. Palhoça, março de 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf. Disponível em: 25/02/2013.

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